quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Relato da Reunião da Comissão de Metodologia

Hoje, dia 25, ocorreu a reunião da comissão de metodologia.
Avançamos um pouco na construção da metodologia para indentificação dos conflitos sócioambientais, a ser realizada durante os encontros territoriais.
Durante a reunião, fizemos uma chuva de idéias sobre possíveis formas de obtermos as informações que queremos para a construção do mapa.
Na minha avaliação, o ganho dessa reunião foi clarear as idéias para porsseguir, ou começar, os trabalhos. Não vou relatar as disccussão porque não tivemos deliberações concretas.
Marcamos uma próxima reunião para o dia 2/10, às 14 hs, no Iesa (atrás do CNS).
Nessa reunião vamos começar a definir as metodologias.
O grande problema é que não temos uma equipe para tocar o trabalho, apenas uma pessoa se comprometeu a acompanhar de perto a totalidade do processo. Na nossa avaliação isso é pouco.
Portanto, aqueles que se interessarem e tiverem disponibilidade para integrar a comissão, serão muito bem vindo.

Felipe.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vamos atualizar o Mapa dos Conflitos Socioambientais do Amapá

Olá a todos,

O FAOR/AP, Comitê acorda Amapá e GTA, convida a participar da reunião da comissão provisória da construção da nova versão do Mapa de Conflitos Sócio Ambientais do Amapá, em que será realizado às 14:00 horas do dia 25/09/2008 nas dependências do GTA (rua São José, 1500, atrás do CNS ao lado a antiga loja de produtos da floresta).

Esta versão do MAPA DOS CONFLITOS SÓCIO AMBIENTAIS DO AMAPÁ não está acabada, está sendo criado um Comitê provisório para dar continuidade ao recebimento de informações sobre estas ocorrências, que podem vir de dos movimentos sociais, através de seus representantes ou de cidadãos com compromisso e conhecimento de situações que precisam ser reveladas, na qual o produto final será apresentado no Fórum Social Mundial de 2009.
A origem do mapa foi a campanha “Na Floresta Têm Direitos: Justiça Ambiental na Amazônia” realizada em todos estados em 2005. Em 2007 nossas organizações fizeram uma nova versão, conforme notícia divulgada no blog: http://acordaamapa.blogspot.com/. Maiores informações sobre conceitos teóricos e metodologia serão repassadas durante a reunião.
Este produto representa para nós uma ferramenta fundamental para conhecermos com maior clareza o estado das coisas em que se encontram nossas populações, especialmente em sua relação com o processo de desenvolvimento econômico implementado por agentes públicos e privados.

Contamos com a presença de todos,


Comitê Provisório do Mapa dos Conflitos Sócioambientais do Amapá para o Fórum Social Mundial 2009.